Premiada na edição anterior como ambiente mais sofisticado, a engenheira Janaina Macedo mantém alto padrão para ambiente de montanha e campo.

Com o objetivo de trazer um ambiente sofisticado e que resgata as marcas do tempo para os amantes de vinhos, Janaina Macedo apresenta o Refúgio do Enófilo na Casa Cor 2015, que inicia em 23 de junho, na Fábrika. Com essência clássica, sóbria e com toques do passado, a criação é destinada para casas de campo ou de montanha, com uma ampla adega e um confortável espaço living para apreciar um belo vinho. Essa é a segunda participação da engenheira civil especialista em arquitetura na mostra, que em sua estreia em 2014 se destacou com a Sala Brasileiríssima e recebeu o prêmio de Ambiente mais Sofisticado.

“O ambiente dessa edição foi elaborado com o mesmo requinte do ano passado, porém para gostos mais clássicos, trazendo a tradição do vinho e do tempo nos móveis e revestimentos utilizados. O estilo clássico é predominante e as cores escuras foram escolhidas para manter o aconchego dessa proposta que é para regiões frias”, explica Janaina.

refugio-do-enofilo

JanainaMacedo_Refugio do Enofilo_foto RodrigoRamirez_02

A classe do antigo

Assim como o vinho, a madeira fica ainda melhor com o passar do tempo. Por esse motivo e para valorizar a história do espaço A Fábrika, foi mantido o forro de madeira original e restaurado, proveniente da construção do começo do século, que abrigava a Fábrica de Fitas Venske.

Os tecidos nobres recebem tons sóbrios e o veludo preto das cortinas, além de trazer sofisticação, tem o objetivo de preservar os vinhos da luz natural. A marcenaria da adega apresenta o MDF de Aço Corten da Masisa e o piso é da linha Marcas do Tempo da Durafloor.

Adega tradicional – Na grande adega os vinhos são armazenados em colmeias. Não é climatizada, pois o espaço foi pensado para regiões frias. No entanto, ela seria facilmente adaptada para climas mais quentes.

Arte e Antiguidades – Continuando a parceria iniciada ano passado entre Janaina Macedo e o artista plástico paranaense Eleutherio Netto, uma tela de grandes proporções foi desenvolvida exclusivamente para o Refúgio do Enófilo. Para a criação da obra, o artista utilizou pigmento da uva. Além disso, o destaque fica por conta do majestoso lustre do Antiquário Cristiano Ross. Todo em bronze maciço e alabastro esculpido manualmente é a peça central do ambiente. Compõem também o espaço um belo gramofone.

SOBRE JANAÍNA MACEDO
Formada em Engenharia Civil pela UFPR com aprimoramento em design de mobiliário, luminotécnica e paisagismo, é Master em Arquitetura e Iluminação. Atua na concepção e execução de projetos arquitetônicos, de interiores, luminotécnicos e de paisagismo.

Fonte: noarcomunicacao.com