Se a ideia é distribuir aconchego pela casa, a sala merece um tratamento especial. Afinal, é um espaço que precisa dar vontade de ficar. Para começar, aposte nas fores. “Elas passam a sensação de que há vida no ambiente”, diz a arquiteta Fernanda Moreira Lima, autora desta decoração.

tornar-casa-aconchegante-aquario-02

Sofá gostoso (forrado de camurça sintética, da Marché Art de Vie) e luz suave também são indispensáveis – aqui, Fernanda embutiu iluminação indireta na estante e, quando só esses pontos estão acesos, todo mundo fica mais relaxado. Fotos de natureza completam o clima. “O verde é um repouso para os olhos.” Mesas de centro da Casual Interiores, cortina da Uniflex, fotos impressas em papel algodão de Fabiano Al Makul.

tornar-casa-aconchegante-aquario-03

Quem gosta de acolher os amigos em casa sabe que é nos detalhes que a gente mostra atenção e afeto. Um enfeite aqui e um arranjo ali espantam qualquer sensação de frieza. Neste projeto de Fernanda Moreira Lima, não há como não se encantar com os mimos no lavabo e a bandeja do bar, na sala. Pretende passar um filminho? Uma manta fica a postos na poltrona. “No frio, todo mundo vai querer sentar ali”, diz Fernanda. A cor solar da peça escolhida por ela ajuda a aquecer a decoração de tons neutros. E o abajur, então? Sua luz é um recurso infalível para uma atmosfera de aconchego.

tornar-casa-aconchegante-aquario-04

A bandeja de prata que apoia o bar é da Conceito Firma Casa. Mesa e abajur da Érea. Poltrona Womb, da A Lot Of, manta da Olho Interni e tapete da Avanti.

tornar-casa-aconchegante-aquario-05

O calor do fogo, os encontros em volta da mesa – a cozinha já é um ambiente propício ao aconchego, mas pode ficar ainda melhor.

tornar-casa-aconchegante-aquario-06

A manta traz aconchego e é ótima aliada no inverno.

tornar-casa-aconchegante-aquario-07

Uma simples sopa vira uma coisa divina se for acompanhada de toalha de renda e guardanapos de pano. “Esses elementos produzem um cenário familiar”, diz o arquiteto René Fernandes Filho, autor do projeto.

tornar-casa-aconchegante-aquario-08

O clima se espalha para a sala, onde René amenizou o pé-direito duplo aplicando uma cor escura sob a escada e usando um pendente que delimita o espaço. “Chamo isso de ‘efeito caverna’: criar envolvimento.”

tornar-casa-aconchegante-aquario-09

Quando saímos da área social e vamos para os espaços mais íntimos, a ideia de aconchego parece ficar ainda mais forte, e as sensações que a casa desperta, mais importantes. Nesta sala de lareira, criada para o deleite de um casal, o fogo tem a função de relaxar, além de aquecer. “Observar as chamas nos deixa apaziguados”, diz a designer de interiores Neza Cesar, que assina o ambiente. O cor-de-rosa remete ao amor. No papel de parede, textura e estampa lembram um bordado: elemento com história, assim como a mesa lateral antiga. “Resgatar memórias traz afetividade”, afirma Neza.

tornar-casa-aconchegante-aquario-10

Papel de parede da Orlean e tinta rosa da Lukscolor (ref. LKS 726*). O sofá foi executado pela Tapeçaria Monelli. Tapetes da Phenicia Concept e foto de Sergio de Divitiis.

tornar-casa-aconchegante-aquario-11

Chegamos aos templos de bem-estar da casa – o banheiro e o quarto, onde você revigora as energias. Motivo sufciente para caprichar no aconchego. Que tal um banho à luz de velas? “A chama é um recurso efcaz para induzir ao relaxamento”, ensina o arquiteto René Fernandes Filho.

tornar-casa-aconchegante-aquario-12

Complete o cenário com um tapete quentinho e chinelos felpudos. Tapete da Oka Design.

tornar-casa-aconchegante-aquario-13

No quarto, o enxoval dá o tom do conforto: “Use lençóis gostosos, que deem vontade de pular na cama”, sugere René. A capa de tecido amacia a cabeceira e as paredes também restauram graças à repousante cor de lavanda.

tornar-casa-aconchegante-aquario-14

Lençóis da Trousseau, almofadas da Conceito Firma Casa e manta do Mundo do Enxoval. Na parede, cor Nuvem de Algodão* (Suvinil).

tornar-casa-aconchegante-aquario-15

Além de se esmerar na decoração, é preciso permitir que a casa nos propicie bons momentos. Você já pensou em criar um canto de leitura? Ele é a expressão máxima do aconchego: uma poltrona confortável que abraça quem senta, uma mesa de apoio e a companhia dos livros. “A luz natural é convidativa para ler, mas também não pode faltar uma luminária adequada”, diz René Fernandes Filho. Poltrona da Paschoal Ambrósio revestida de tecido da JRJ.

tornar-casa-aconchegante-aquario-16

Outra ideia irresistível: servir o café da manhã ou o lanche da tarde ao ar livre. Se você usar louças antigas, o charme será total. “Peças tradicionais remetem às reuniões de família.” As louças inglesas são acervo do morador.

tornar-casa-aconchegante-aquario-17

Rede feita por índios do Xingu (Brasil Arte).

Fonte: casa.abril.com.br