Milão fica no norte da Itália, bem próxima à divisa com a Suíça e a França. É uma zona altamente industrializada e extremamente desenvolvida. Reconhecida mundialmente pela moda, por seus designers e estilistas, Milão é a capital mundial do design, e durante uma semana, desde 1961, todos os anos no mês de abril, se torna a referência no design para casa, apresentando móveis, tapetes, acessórios e eletrodomésticos durante o I Saloni –Salone del Mobile de Milano.

Este evento é a grande oportunidade para arquitetos, designers e criadores para ficarem por dentro do que será tendência e o que veremos em termos de design e projetos para os anos seguintes. Ele é tão importante que Milão lota durante esta semana, o comércio funciona em horários diferentes e a cidade fica fervilhando de pessoas do mundo todo. Os grandes estilistas, mais conhecidos por suas roupas, acessórios e moda voltam suas atenções para o salão, apresentando seus desenhos e projetos de decoração. Estamos falando de Fendi, Versace, Armani e outros.

Salone del Mobile de Milano | Tendências em design e decoração:

O que é possível ver logo de cara é que, em virtude do rigoroso inverno vivido na Europa meses atrás, há uma inclinação para se tornar os ambientes mais quentes e aconchegantes e a textura escolhida para tal foi a madeira natural. É nítido perceber que a construção dos móveis, em especial para os quartos e ambientes íntimos é feita com cores e desenhos de madeira natural. Isso permite também uma ampla variedade de tons sem perder a sobriedade do móvel, nem mesmo o destacando excessivamente em um ambiente. Além disso, permite a utilização de complementos com mais destaque.

Quanto aos móveis estofados e aos tapetes, observamos uma gama de cores mais neutras, variando entre o cinza, o bege e o marrom claro, com tecidos felpudos, macios e aconchegantes. Pouco se vê em couro, especialmente em sofás, muito por causa de sua característica de ser um material frio. O mesmo podemos falar dos quartos. Cabeceiras nestes tons são a ampla maioria exposta no salão.

Já em termos de design para estes ambientes vemos móveis com linhas retas, sem entalhes ou detalhes coloridos, apenas nichos quadrados e gavetas embutidas transformando o visual em algo absolutamente clean e deixando o destaque exclusivamente na textura.

salone-del-mobile-design-week-milao-2014 (1)

Por outro lado, os closets apresentam uma tendência interessante: armários modulares e sem porta. Isso é algo que já existia, mas não era difundido, e o que nota-se agora é que ele veio mesmo para ficar. Tal sistema auxilia em muito naquelas casas e apartamentos em que o espaço é reduzido, pois a sua montagem é baseada apenas em uma guia metálica afixada na parede e os módulos tais como gavetas, prateleiras, araras, sapateiras e outros são encaixadas nestas guias, podendo, ao longo do tempo, trocar de lugar, serem substituídos, etc.

Outra grande preocupação nos closets e armários fechados é o possível excesso de umidade, especialmente em regiões mais frias, onde mofo e fungos dentro dos armários não são tão raros assim. Com esse tipo de construção, as roupas e objetos estarão sempre arejados, dificultando a aparição de problemas indesejados.

salone-del-mobile-milao-design-week-2014

Uma vez que os móveis apresentam uma tendência um tanto quanto conservadora, com desenhos e texturas sóbrias, o destaque e diferencial para cada ambiente ficam mesmo por conta dos complementos, tais como abajures, luminárias, vasos, cadeiras e poltronas. Estes, ao contrário dos móveis, demonstram que para esse próximo ano a tendência é chamar a atenção. De poltronas coloridas à luminárias brilhantes, prateadas e douradas, ou ainda de vasos em acrílico colorido à bancos e cadeiras em laca brilhantes, vê-se de tudo que pode destacar-se em um ambiente.

A única certeza que se tem, portanto, é que haverá muito espaço para a criação, sejam os ambientes amplos ou mais contidos. O que se viu em Milão é que o mundo da decoração é absolutamente adaptável, pode-se compor ambientes de vários estilos, adaptados ao gosto de cada um, de cada lugar, de cada costume. Cada vez mais se observa uma gama enorme de materiais, texturas e cores, o que demonstra que essa indústria está, cada vez mais, confiando na liberdade de seus designers com o intuito de atingir um número cada vez maior de consumidores, de vários estilos, lugares e possibilidades.

Fonte: www.mylifestyle.com.br