A Cia Ópera de SC traz a Chapecó uma das mais famosas óperas em todo o mundo: 

La Traviata, de Giuseppe Verdi, com apresentações dias 19 e 20 de outubro às

20 horas no Teatro Municipal de Chapecó.

Entrada Franca

Florianópolis pode até se gabar de ter uma agenda cultural robusta, mas Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, é a cidade que mais tem recebido apresentações de ópera nos últimos anos. Embora não tenha uma cena de música erudita de grande representatividade, a cidade tem público fiel, daqueles que comparecem em peso e com toda a família. Incluindo os bebês.

Nesta quarta e quinta o município recebe pela primeira vez a ópera La Traviata, uma das mais famosas do mundo, interpretada pela Cia Ópera de SC, no Teatro Municipal. As apresentações são gratuitas.La Traviata é uma obra dividida em quatro atos do compositor romântico italiano Giuseppe Verdi (1813 – 1901), baseada no romance A Dama das Camélias, clássico da literatura francesa de Alexandre Dumas Filho (1824 – 1895).

Saiba mais sobre a apresentação nos atos (modelo estrutural de uma ópera) a seguir.

Ato 1 – A ópera e a obra de Verdi

Ópera é uma produção teatral e musical em que a obra dramática, acompanhada de orquestra, tem as falas cantadas. La Traviata estreou pela primeira vez em março de 1853 no Teatro La Fenice, ainda hoje o principal de Veneza, na Itália. Ambientada na Paris de meados do século 19, conta a história de Violetta, interpretada pela catarinense Kalinka Damiani, uma cortesã que decide deixar a vida dos salões para viver com Alfredo (Ricardo Castro), rapaz mais jovem e de família rica.

Embora o sentimento seja recíproco, o casal sofre com a desaprovação do pai de Alfredo e com a intolerância da sociedade parisiense. Para piorar, ao longo da trama Violetta descobre que está doente.

Ato 2 – La Traviata por Cia Ópera de SC

O espetáculo La Traviata estreou no ano 2000, quando a Cia Ópera de SC ainda era parte da Pró-música de Florianópolis. De lá para cá o elenco mudou e hoje a equipe tem mais de 90 pessoas, incluindo os nove solistas, músicos da orquestra, diretores e até maquiadores.

O regente Jeferson Della Rocca, maestro da Camerata Florianópolis, assina a direção musical. A direção cênica é de Antônio Cunha, cenários de Edmundo Meira, figurinos de José Alfredo Beirão e a maestrina Mércia Mafra Ferreira é a regente do coro.

la-traviata-aquario-04

Ato 3 – Kalinka Medeiros no papel de Violetta

Cantora premiada mundo afora, a soprano Kalinka Damiani, de Urussanga, interpreta a protagonista — ela, aliás, foi considerada uma das melhores cantoras do mundo no papel da cortesã Violetta. Ela divide cenas românticas com o tenor Ricardo Castro no papel de Alfredo. Casados na vida real, é a primeira vez que eles atuam como par em uma ópera.

Além deles, o elenco é formado por mais sete solistas, entre eles o barítono Douglas Hahn (Germont) e a soprano Grasieli Fachini (Flora).  Destaque para o coro Polyphonia Khoros, o Ballet Arte.Dança e a orquestra Camerata Florianópolis.

Ato 4 – Chapecó e o amor por óperas

Chapecó é uma cidade aberta para espetáculos operísticos. Desde 2012, quando a Cia Ópera de SC se apresentou pela primeira por lá, o grupo já levou outros dois espetáculos do repertório, sempre com plateia lotada e empolgada. O primeiro foi O Barbeiro de Sevilla (2012), depois A Flauta Mágica (2013) e As Bodas de Fígaro (2014) — em Florianópolis, a última apresentação foi a ópera Carmen, em 2013.

— Fomos os primeiros a levar ópera para Chapecó. É um projeto de formação de público. E é interessante a crítica que surge após o evento. As pessoas se manifestam. A família inteira vai assistir, às vezes até bebês. E tudo isso porque temos um patrocinador, que investe há muitos anos — diz Neyde Coelho, presidente da Cia Ópera de SC.

AGENDE-SE

O quê: Ópera La Traviata, da Cia Ópera de SC
Quando: hoje e amanhã, 20h
Onde: Teatro Municipal de Chapecó (Av. Getúlio Dorneles Vargas, 2.182, Centro, Chapecó)
Quanto: gratuito. Ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação.
Informações: (49) 3321-8400
Indicação etária: 10 anos

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br