A Arquiteta Roberta Bortoluzzi ousou no projeto do terceiro quarto que faz parte do apartamento decorado Monet. “Quando projetamos, imaginamos um espaço multiuso que se encaixasse para qualquer tipo de família. Este ambiente pode ser usado como um home office, um espaço de estar para ouvir música e praticar  leitura  ou mesmo como um dormitório para receber uma eventual visita”, explica.

Desta forma projetou uma ambientação funcional, limpa, aconchegante e despojada.  “Nos inspiramos  muito na decoração  escandinava, uma tendência  muito forte  e atual usada na própria  região da Escandinávia, norte da Europa que abrange a Noruega, Suécia  Finlândia e Dinamarca. Este estilo surgiu no século XX e adquiriu características dos artesanatos regionais e das paisagens destas regiões combinando cores neutras a elementos naturais, estilos tradicional com moderno”.

Uma das características mais marcantes deste estilo é a presença predominante do branco e da iluminação. “As paredes claras e limpas também funcionam como uma tela para assim utilizarmos objetos de arte como os quadros, predominantemente em preto e branco, que trazem obras de xilografia, grafismo e fotografia”, conta. A irreverência fica por conta das bolinhas adesivas na parede junto com os puxadores que funcionam como cabides.

Na iluminação foram usadas luminárias difusas para espalhar luz geral no ambiente tanto no quarto quanto no banheiro, iluminação pontual para focar quadros, revestimentos e objetos, luz embutida no painel, luminária de piso e luminária pendente foram utilizadas para criarmos efeitos de luz. Outro elemento deste estilo é a madeira ou texturas que se aproximem da sua representação natural. Está presente no piso laminado, no mobiliário, no deck do banheiro e na peça de apoio do banheiro, que também ganha destaque pela sua a simplicidade natural.

A bancada de trabalho é o elemento principal do espaço. “Pensamos em algo claro e sem excessos apoiada simplesmente por um cavalete, com uma cadeira confortável e a iluminação projetada sobre a mesma pelos pendentes fecham a equação, tornando o ambiente ideal e convidativo para se trabalhar e estudar. Também tiramos proveito de um espaço perdido atrás da porta de entrada do dormitório para projetar um armário de apoio para o apartamento. Ele pode ser usado para armazenar material de escritório ou servir como uma rouparia. Na cor branca se destaca pelo desalinhamento assimétrico das portas e puxadores envelhecidos”.

É uma atmosfera de simplicidade, alegria e conforto. A tendência para a ornamentação é mínima, alinhada e clean, sem muitas informações com poucos objetos ou apenas objetos de valor pessoal o que torna também atraente para aqueles que tentam (ou precisam) viver mais com menos.

quarto-roberta-bortoluzzi-aquario-7

quarto-roberta-bortoluzzi-aquario-1 quarto-roberta-bortoluzzi-aquario-2

BANHEIRO

Como é um banheiro com uso eventual funciona praticamente como um lavabo. A ideia foi repaginar também nos moldes do estilo escandinavo, unindo sofisticação e simplicidade. “Em uma parede usamos placas de polietileno, com desenhos geométricos, aplicadas (coladas) sobre o revestimento existente, queríamos demonstrar como podemos mudar o ambiente de forma rápida e sem muito investimento”. O box possui apenas uma divisória de vidro e no piso um deck em madeira  de lei que  não deteriora com o uso, bem como a peça e apoio  em madeira abaixo da cuba, fragmenta  o branco do banheiro deixando-o mais confortável e natural .

Na cuba suspensa foi adaptada uma barra de apoio, este conjunto lembra as louças antigas que dão este ar retrô e que estão sendo repaginadas e relançadas por muitas empresas do setor. Outra tendência super atual são os metais, aqui utilizados em tons de dourado, que também eram muito usados em outras épocas e hoje revivem com sofisticação.

quarto-roberta-bortoluzzi-aquario-5

quarto-roberta-bortoluzzi-aquario-4

Fotos: Robson Covatti