Hoje em dia é muito comum passarmos mais tempo no trabalho do que em nossa própria casa. Um ambiente de trabalho organizado não só gera mais produtividade, como incentiva a criatividade e pode até reduzir o estresse. Para ter este resultado, a atenção aos estímulos causados pela decoração cresce cada vez mais.

A decoração pode transmitir diversas sensações, que são de maior impacto em função das cores, posição e escolha da mobília e acessórios. Conheça um pouco mais.

O uso das cores

IMG01

É comprovado cientificamente que as cores interferem diretamente em aspectos psicológicos relacionados à satisfação, desejos, motivações, humor etc. Por isso, a escolha da cor na decoração é fundamental para uma boa harmonia do ambiente, mas lembre-se, use com bom senso.

Conheça alguns exemplos de respostas que as cores provocam no nosso inconsciente:

• O vermelho aumenta a atenção, entusiasmo, dinamismo e ação;

• Por estimular o sistema nervoso central, o amarelo é uma cor de vivacidade e luminosidade, sugerindo proximidade;

• O azul, na cultura ocidental, está associado a fé, confiança e pureza, causando a sensação de calma, mas o azul-escuro dá sensação de frieza e formalismo;

• O laranja estimula a criatividade e vitalidade, relacionada a ação, entusiasmo e força;

• O verde sugere calma e tranquilidade. Em tom claro, transmite sensação de paz e bem-estar;

• O preto demonstra poder e elegância, porém, deve ser usado de forma moderada;

• O branco, por ser uma cor neutra, confere a ideia de pureza, paz e simplicidade.

Os objetos de decoração

IMG05

Cortinhas, tapetes e iluminação, ajudam muito no aproveitamento dos espaços, sendo colocados de forma correta, podem provocar a sensação de amplitude.

Um dos pontos mais relevantes é a iluminação. Procure utilizar ao máximo a luz natural e, para uma iluminação adequada para leitura, pode-se optar por uma luminária de mesa, por exemplo.

Atente-se que salas muito claras ou muito escuras dificultam a visibilidade de monitores.

Flores, quadros, vasos e outros acessórios também ajudam na composição de uma decoração harmoniosa.

Também é importante observar a forma de organizar o sistema de cabeamento dos aparelhos, telefones e computadores. Ninguém gosta de ver fios e mais fios espalhados pelo ambiente, certo?

Saiba que alguns estudos comprovam que decorar o ambiente profissional com plantas pode trazer inúmeros benefícios para os trabalhadores, pois conferem a sensação de bem-estar e frescor.

Além disso, plantas também servem como purificadores naturais do ar.

As flores vermelhas e amarelas atraem prosperidade e flores brancas trazem a calma e purificam as energias do ambiente, principalmente se forem colocadas em cima de mesas.

Agora, se no seu ambiente de trabalho não houver a possibilidade de manter plantas naturais, não hesite em utilizar as flores artificiais, elas são mais práticas e possuem o mesmo efeito.

A organização dos móveis

IMG02

Os ambientes de trabalho modernos não necessitam mais serem apenas claros e organizados. Atualmente, esses espaços vêm ganhando ares mais descontraídos, com toques divertidos e estimulantes que são capazes de aumentar a produtividade. Assim, a atenção para uso de cores e móveis é redobrada.

O espaço precisa ter um tamanho adequado, pois só assim pode-se ter todas as informações necessárias para se pensar na distribuição dos móveis e na circulação.

O mobiliário é o item de maior importância na decoração de escritórios. Existe no mercado uma variedade enorme de estilos, materiais e tamanhos, mas o primordial é que os móveis sejam funcionais, confortáveis e de qualidade para garantir o bem-estar dos colaboradores. Mesas, cadeiras, armários, painéis divisórios e gaveteiros integram essa lista.

Em busca de conforto, a ergonomia é o critério principal na hora de escolher os móveis, que devem facilitar a movimentação do usuário. É importante que as cadeiras tenham regulagem de altura e encostos que se moldam às costas, permitindo a inclinação do corpo.

Para as mesas, procure listar quais itens ficarão nelas (computador, impressora, telefone etc). Além disso, é imprescindível prestar atenção às medidas adequadas para o conforto do funcionário, por exemplo, altura de 74 cm, profundidade de 50 cm e largura mínima para uma mesa de computador é de 80 cm.

Para aproveitar melhor o espaço disponível, pode-se utilizar armários do chão ao teto, prateleiras e gaveteiros.

As estações de trabalho também são uma ótima opção, porque organizam o espaço, permitem o trabalho de várias pessoas e a maior interação entre elas. Dependendo dos setores e da organização das equipes, as mesas podem ser dispostas linearmente ou em nichos.

Inegavelmente, o design de interiores no escritório ganha cada vez mais importância, pois atende, sob medida, as necessidades e identidade de cada empresa.

Fonte: blog.encantemais.com.br