O frio chegou com tudo, mas não é motivo para esfriar a reunião com os amigos. Com vinhos, sopas, chocolates e boas ideias, dá para receber ao ar livre com aconchego e calor

A noite está fria? Oba! Mais um motivo para transferir a reunião entre amigos para o lado de fora da casa, seja no jardim ou na varanda. A criatividade vai fazer com que os convidados esqueçam a estação gelada e curtam a festa do começo ao fim.

Invista numa pira, que, acesa, vai deixar o ambiente aconchegante e quentinho. Imagine que gostoso se sentar em volta do fogo para tomar um vinho ou comer algo. Não esqueça um detalhe fundamental: abra os armários e reúna todas as mantas e pashminas que tiver e deixe uma pilha delas à mostra para que as pessoas possam se proteger ainda mais do frio. Fica um charme! A decoração da mesa pode ser feita com arranjos que misturam flores e velas. Para sair do comum, por que não usar lamparinas de ferro no lugar de vasos? Os arranjos, criados por Aparecida Helena Lemos e Lucia Milan, misturam as flores gloriosa, mimosa e narciso em pequenos buquês e miniguirlandas. Para dar mais aconchego, use peças de madeira na decoração e nos acessórios, como a bandeja em que as sopas serão servidas. Dobre guardanapos de tecido em pequenos quadrados. Na bandeja, disponha os potinhos individuais de cerâmica já com as sopas escolhidas. A medida é muito prática para o anfitrião, pois as sopas podem ser tomadas diretamente, sem o uso de colher, e ainda esquentam as mãos. As receitas de creme de tomate com salsa verde e creme de espinafre, escolhidas pelo chef Carlos Bertolazzi, do Zena Café, são fáceis de fazer e deliciosas. “Gosto de servir sopas visualmente atraentes, uso elementos de decoração comestíveis”, diz Carlos.

Para acompanhar, a bebida eleita foi o vinho tinto, que pode ficar em um decanter sobre o aparador, onde o convidado encontra os copos para se servir à vontade. Já a sobremesa é a surpresa da noite: barras de chocolate de todos os tipos, do amargo ao branco. Criadas por Paula Lima Azevedo, da Sweet Brazil, são superpráticas e servidas de maneira inusitada. Para quebrá-las e não sujar as mãos, deixe ao lado uma faquinha de queijo parmesão ou um pequeno cutelo, também usado para queijos. “Essa sobremesa, além de decorar a mesa, é de comer com os olhos e sem parar!”, diz Paula. O cafezinho também tem direito a essa delícia. Para mexer a bebida, colheres forradas de chocolate, da Chocolat du Jour, completam a noite!

Evelyn Müller

Evelyn Müller

Fonte: Casa e Jardim