Quer deixar seu apartamento ou casa alugada linda mas não sabe como fazer isso sem pintar ou derrubar paredes? Confira as nossas dicas para transformar o seu lar sem stress!

Para nós amantes de decoração é difícil decorar espaços com restrições não é mesmo? Afinal somos aqueles que vão a loucura com baldes de tintas, amostras de tecido e amamos a possibilidade de derrubar algumas paredes para deixar os espaços cada vez maiores! Por esse motivo, contratos de aluguel com suas restrições e amarras estão bem perto de serem nossos maiores pesadelos! Desde restrições a pintar as paredes até a colocar pregos nos espaços, apartamentos e casas alugadas geralmente não nos dão muito livre arbítrio na hora de reconfigurar o décor exatamente como nós gostaríamos não é mesmo? Mas isso não significa que você precisa se conformar com as paredes brancas e o look sem graça, pois vamos ensinar aqui no blog uns truques bem práticos e simples que vão te ajudar a deixar seu espaço alugado com aquela sensação gostosa de lar doce lar, dá só uma olhadinha:

1. Abuse das estampas – Como papéis de parede e latas de tinta estão quase sempre fora de questão nesses casos, abuse das estampas em outras partes da decoração da casa como por exemplo colchas, almofadas e tapetes. Estampas ajudam a dar uma certa alegria aos espaços além de serem uma forma bem prática de adicionar muita personalidade e cor! Misture cores diferentes e texturas sem medo, pois com as paredes em tons neutros e claros (geralmente apartamentos alugados vem superequipados com paredes brancas a perder de vista) você pode ousar sem receio de errar na escolha dos mais variados desenhos, tecidos e cores!

Estampas 2 Estampas 3 Estampas 4 Estampas

2. Pendure quadros de formas alternativas – Furar paredes nem sempre é uma alternativa viável em casas alugadas não é verdade? E conviver com paredes brancas e vazias dá uma sensação de sala de espera ou hospital para a nossa casa, e deixa tudo mais impessoal e sem graça. Resolva isso apoiando quadros grandes em prateleiras e mesas de apoio, ou utilize maneiras alternativas de pendurar sua arte como por exemplo ganchos adesivos (eles são bem práticos e fáceis de achar em lojas de material de construção – fique atento à embalagem para saber qual o peso que o gancho aguenta / você pode precisar de mais de um)

3. Encha sua casa de plantas – plantas adicionam vida a qualquer espaço imediatamente! Espécies que podem ser plantadas diretamente no vaso são uma ótima opção, pois duram muito mais tempo que flores de corte e são de fácil manutenção. Se mesmo assim você for daquelas pessoas que sempre deixa a planta morrer por falta de água, opte por plantas que necessitam de menos água para sobreviver.

Plantas 2 Plantas

4. Aposte na iluminação – Uma iluminação bem-feita faz toda a diferença na hora de criar um clima relaxante e descontraído para receber os amigos ou apenas para ler um livro. Como criar um projeto de iluminação personalizado está fora de cogitação, abuse de luminárias de chão ou abajures em mesas laterais. Eles vão ajudar a criar focos com luz indireta que irão deixar seus espaços com um ar de mistério e serenidade!

5. Invista em utensílios com um design bonito – Escolher bowls, guardanapos, pratos e panelas bonitos e coloridos pode te ajudar a deixar sua cozinha ainda mais bonita! Como mudar azulejos e bancada não são uma opção, deixe esses utensílios em prateleiras a vista e insira um pouco de cor neste cômodo. O mesmo vale para ambientes de sala e quartos. Organize livros e outros pequenos acessórios em prateleiras para criar focos de cor e design que vão ajudar a deixar o look final mais interessante.

Cozinha Cozinha2 Cozinha3

6. Abuse de fotografias – Fotografias nos ajudam a desencadear lembranças gostosas e alegres e são uma maneira muito simples de dar a nossa cara para qualquer espaço! Espalhe fotos dos moradores e das pessoas que você ama pela casa e deixe cada cômodo ainda mais especial!

7. Fique atento à escala dos móveis – Fazer móveis sob medida para apartamentos e casas alugadas está totalmente fora de cogitação não é mesmo? Por isso fique atento ao tamanho dos móveis que você está comprando, dando preferência para aqueles que possuem uma escala menor. Dessa forma vai ficar mais fácil de reorganizar a sua decoração caso o dono do imóvel peça as chaves novamente.

Fonte: www.blog.lolahome.com.br