Aprenda a cuidar do seu jardim durante a época mais gelada do ano, e garanta uma próxima primavera super florida e colorida!

O frio vem se aproximando cada vez mais, e afeta algumas regiões mais do que as outras. No sul do nosso país principalmente a mudança climática é bastante brusca e com isso as nossas lindas plantas que estão acostumadas com um clima mais ameno, acabam sofrendo as consequências! Por isso hoje aqui no blog vamos mostrar alguns cuidados simples que podem ser tomados com a chegada do inverno para te ajudar a proteger e cuidar ainda mais das suas plantinhas, hortas e jardins!

Para regiões que sofrem mais com o frio, geadas podem ser um problema pois elas queimam a vegetação e impedem que a planta se desenvolva. Nesses locais faça uma cobertura de areia na vegetação que será atingida com no mínimo 1 cm de espessura. Se houver uma geada e suas plantas forem danificadas, procure regá-las logo de manhã cedo. Isso irá derreter o gelo com mais facilidade e impedir que elas sejam queimadas com o sol.Plantas tropicais que naturalmente são muito sensíveis a geadas devem ser cobertas com lonas ou plásticos durante a noite para que fiquem mais protegidas.

Como os ventos frios desta época do ano aliados a falta de chuva também característica da estação, as plantas podem ser prejudicadas e por esse motivo é importante aumentar a periodicidade com que você rega as suas plantas. Fique atento porém ao tempo, e só aumente a quantidade de água colocada nas suas plantinhas caso o tempo esteja muito seco (se houver chuva durante o período não há necessidade de aumentar a quantidade de água).

plantas-com-geada

Aproveite para fazer a limpeza de espécies que entram em período de dormência nessa época, retirando galhos secos, malformados e doentes para aumentar a iluminação (dica: as plantas que entram em dormência normalmente são aquelas que perdem as suas folhas no inverno).

Na hora de podar as suas plantas tome cuidado para que elas não tenham flores ou botões! Essas plantas não estão dormentes mesmo que tenham perdido as suas folhas.

Preencha seus canteiros com cobertura morta como por exemplo serragem, casca de pinus, folhas secas, restos de grama etc. Esta cobertura irá servir como isolante térmico e irá ajudar a manter suas plantas sempre bonitas!

Se você quer manter o seu jardim cheio de flores mesmo no inverno, algumas opções que florescem nessa época são a Strelitza, Azaléia, Bico de Papagaio, Caliandras e viburnos e podem ser estimuladas com adubo durante esse período mais gelado.

cobertura-de-plantas-no-inverno

Esperamos que essas dicas te ajudem a cuidar do seu jardim durante o inverno para garantir uma primavera linda e recheada de flores!

Fonte: www.blog.lolahome.com.br