Com projeto original, detalhes handmade e toque pessoal, o bar atrai pela simplicidade, beleza e cervejas diferenciadas.

Um mosaico de ideias e conceitos vistos pelo mundo. Viagens e experiências pessoais estão presentes no projeto da Chacal Beer, que foi desenvolvido em conjunto entre o escritório Thiago Dávi Arquitetura e a Agência 750. O resultado do projeto é a soma do design de interiores co  m a identidade corporativa. O arquiteto Thiago Dávi comenta que a decoração inclui elementos artísticos, como colagem de cartazes e produção das fotografias, que agora são belos quadros que enfeitam as paredes do bar. As imagens foram capturadas por ele mesmo e pelo fotógrafo Rodrigo Scandolara no estilo de lomografia, que lembra os filtros do Instagram, populares atualmente. Neste ponto já se percebe a entrega pessoal daqueles que colaboraram com o projeto. Ainda, passaram cerca de 90 dias pesquisando e adquirindo cartazes de cervejas do mundo todo pela internet para fazer parte da colagem na parede.

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Dávi explica que, pela sua formação acadêmica – passou dois anos estudando em Barcelona -, e as muitas viagens internacionais, os pubs euro peus foram as grandes inspirações. “Quis trazer um pouco de cada lugar que visitei”, conta. Apesar disso, a originalidade foi sempre o ponto de partida. “Queríamos o handmade como característica. Não queria algo gráfico e duro, mas ilustrações feitas à mão”. E é isso que pode ser observado em diversos cantinhos do espaço. A partir da escolha das cores base – amarelo, bege e marrom – feita pela Agência 750, Dávi e a arquiteta Tatiane Dalberto e Ana Carol Paim escolheram os móveis e demais itens de decoração. Tudo personalizado, com a cara da Chacal. “Os proprietários sempre foram muito abertos às ideias. Mas também trouxeram referências de bares que frequentaram”, acrescenta o arquiteto. “O resultado final é original. É o que busco em todos os meus projetos”.

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Um dos sócios, Andrei Melo da Silva, que também é técnico cervejeiro e sommelier de cervejas, conta que já produzia a bebida em casa, de forma artesanal, desde 2011. Os amigos gostaram da proposta e resolveram transformar em um negócio. Em janeiro de 2014 a ideia começou a tomar forma e, em janeiro do ano seguinte, aChacal foi inaugurada. Ele explica que as cervejas da Chacal possuem formulação própria, mas é conhecida como cervejaria cigana, pois é produzida na estrutura da Bierbaum e enviada para Chapecó em lotes. Além da marca própria, os rótulos de destaque vendidos na loja são: Bierbaum, Tupiniquim, Seasons, Way e Bierland, entre as nacionais; e Brooklyn e Fuller’s são as importadas. O proprietário também conta que, no início, a ideia era fazer algo pequeno para um público pequeno. Tanto que eram poucas torneiras de cerveja e pensavam que poderiam repor os
barris apenas uma vez ao dia. Mas o público aceitou bem a proposta e o espaço teve até mesmo que ser ampliado para acomodar e atender melhor aos clientes.

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Projeto: THIAGO DÁVI ARQUITETURA

Fonte: Revista Casa & Arte