Se tem um item que nunca sai de moda e faz bastante diferença na decoração do quarto, é a cabeceira da cama! Existem diversos materiais e modelos para todos os gostos. Na hora de escolher a sua cabeceira, você precisa ficar atento para itens como conforto, harmonia, praticidade na hora da limpeza e a beleza. No post de hoje eu vou te mostrar que além de lindas, elas são bem importantes na composição do ambiente.

Esses complementos do quarto além de darem um charme a mais na decoração, tem a função de proteger as paredes contra manchas ou mofos (que dependendo da estrutura da casa acabam sendo visitas chatinhas e bem comuns). Por isso, separei aqui pra você algumas dicas bem importantes pra serem levadas em conta na hora da escolha! Olha só:

Materiais e revestimentos

Existem diversos modelos e materiais disponíveis no mercado para as cabeceiras da cama. Ainda assim, o mais importante é que você escolha um modelo que além de confortável, traga harmonia e praticidade para o seu ambiente. Os queridinhos são geralmente painéis em madeira, couro e tecidos sintéticos (ou os famosos “estofados”).  Como a madeira é um material que transmite ideia de aconchego, tem sido bem comum encontrar por aí combinações de placas desse tipo misturadas ao couro ou tecidos sintéticos (além do que são uma graça, né?).

É importante lembrar também que em geral, as cabeceiras de cama em tecido exigem mais cuidado na limpeza (ainda mais se forem em cores claras). Neste caso, para os preguiçosos que preferem não se preocupar com isso, as peças de madeira são as mais indicadas para a construção do ambiente! Por outro lado, para os que gostam de dedicar um tempinho a mais para leitura ou até mesmo filmes, os estofados no item “conforto” recebem todos as nossas indicações!

cabeceira-da-cama5-630x378

Altura

Pra ser bem sincera, a altura ideal da cabeceira da cama é aquela que melhor atende às necessidades básicas do proprietário do quarto! Ainda assim, alguns especialistas dizem que o legal é que a cabeceira tenha uma altura de 90 centímetros até no máximo 1, 10 de altura (assim fica mais fácil apoiar para ler livros, sentar e assistir a filmes).

A altura também pode influenciar no estilo de decoração que será usada no quarto. Por exemplo, cabeceiras mais altas dão um ar de clássicas enquanto as mais horizontais são consideradas modernas.

cabeceira-da-cama7-630x378

Iluminação

No quesito iluminação, pequenas lâmpadas ou luzes na borda da cabeceira podem proporcionar  quase um “show à parte”. É bem comum na verdade a aplicação de fitas de LED, já que são pequenas e não exigem muita profundidade na parte de trás da cama. Além de aconchegantes, proporcionam efeito bem legal de luz difusa, já que ela não são diretas. As boas e velhas luminárias porém, não devem nunca ser esquecidas! Fáceis e práticas para a leitura, podem ter a altura regulada de forma rápida, direcionando melhor a luz a ser utilizada.

cabeceira-da-cama3-630x378

Harmonia na decoração

Ter harmonia na decoração não significa que os móveis e as cores tem, necessariamente, que ser do mesmo material. O importante é que pelo menos sigam o mesmo padrão de estilo! Aqui entra muito a criatividade de cada um! Vale escolher das mais clássicas e sérias até as mais moderninhas e diferentes.

Os criados-mudos também podem ser bem variados! Em alguns casos como em quartos pequenos, as cabeceiras podem ter prateleiras acopladas, que já substituem os criados-mudos (que legal, né!)

Dicas como investir em espelhos atrás da cama e também nas laterais são ótimas opções para fazer o ambiente parecer maior. Experimente!

cabeceira-da-cama4-630x378

cabeceira-da-cama9-630x378

Fonte: www.lojaskd.com.br