Básico, clean e arrumado: o estilo minimalista combina elegância e funcionalidade, deixando de lado os excessos. Inspirados nessa beleza leve e surpreendente, listamos diferentes maneira de levar essa atmosfera para dentro da decoração. Veja!

A filosofia da decoração minimalista

“Para decorar um quarto luxuoso e minimalista você precisa tirar as peças ao invés de adicioná-las”, diz Francis Jourdain, respeitado designer de interiores francês.

O estilo minimalista nasceu na década de 60, junto à necessidade de criar soluções de design que pudessem imprimir um toque forte e pragmático nos espaços. Minimalismo significa “remoção do supérfluo”, deixando de fora detalhes para libertar os ambientes e dar vazão à luz.

As cores

A supremacia neutra toma conta desse estilo. O branco é o tom mais utilizado acompanhado pelo preto e pelo cinza. Apesar disso, é possível inserir cores de uma maneira interessante. Em uma sala branca e cinza, por exemplo, é possível colocar cortinas e almofadas vermelhas que criem um contrapeso.

Têxteis

Quando nos referimos aos tecidos, a suavidade deve prevalecer. Os têxteis devem ser de extrema qualidade, pois o conforto e o aconchego acabam se tornando um ponto importante dentro de um estilo que pode parecer mais vazio.

dalani-arredare-stile-minimal-4

As luzes

A regra principal é aproveitar ao máximo a luz natural, potencializando essa iluminação com cores claras. Não se esqueça que a luz artificial também é importante: escolher focos encastrados para iluminar as barras de mesa e levaram que podem dar um olhar incomum para sua mobília mínima.

A importância da organização

Cada elemento da casa tem seu lugar e o estilo minimalista destaca a importância disso. Os espaços são preenchidos de forma rigorosa, ordenada e inteligente. E por isso é importante escolher móveis lineares e que economizem espaço. Esqueça gavetas e buffets, pois o estilo minimalista simplesmente não precisa deles.

dalani-arredare-stile-minimal-6

Materiais

Madeira com acabamento em laca, vidro e metal estão entre os principais materiais utilizados em um ambiente minimalista e quando se trata de revestimentos, a resina, o cimento e o gesso são os que se destacam.

Um quê industrial

O estilo minimalista é marcante e único, mas isso não significa que ele não possa ser combinado com outros. Os traços industriais, por exemplo, se harmonizam perfeitamente e ajudam a criar aquele clima de loft. Os pontos em comum entre esses estilos são muitos, por isso fica a seu critério decidir como combiná-los.

dalani-arredare-stile-minimal-5

Luxo minimalista

Simplicidade e glamour parecem ser características contrárias, mas com harmonia é possível encontrar o equilíbrio perfeito quando os misturamos. É exatamente assim que funciona no estilo minimalista. Apesar do mobiliário ser básico, ele apresenta linhas elegantes que levam um tom elegante para as composições.

dalani-arredare-stile-minimal-3

Fonte: westwing