Planejado para ser um ambiente perfeito para um casal de meia idade, que ama pedalar juntos e leva uma vida prática e sem excessos, o Loft dos Cucos foi desenvolvido pelo arquiteto Rico Mendonça, na 2° edição da Mostra Casa & Arte. O evento aconteceu de 19 de março a 12 de abril, no edifício ET Renovável, no centro de Chapecó.
O Loft dos Cucos teve um espaço de 64m² e a única divisão de ambientes foi no banheiro, o restante dos cômodos ficaram abertos e conversaram entre si. Imaginando que o casal gosta de receber amigos, Rico planejou uma cozinha ampla e uma mesa espaçosa, que serviu também como ilha de trabalho. “A moradora ama cucos e é de origem alemã, por isso os relógios estavam no coração do Loft. Já o marido ama arte e fotos”, conta o arquiteto.
Para aquecer e limitar visualmente o espaço do quarto, as paredes foram revestidas com madeira. Quem visitou o ambiente percebeu cores neutras, predomínio dos tons cinzas, com pinceladas de cores como o azul bic e o laranja. O loft tinha o pé direito alto, o que segundo Rico, permitiu soltar a imaginação. “As janelas estavam localizadas num canto do espaço, como se fosse uma grande baywindow (em tradução livre “janela saliente”, estilo inglês no qual a janela se projeta para fora do prédio), um ambiente leve e maduro para um casal eclético e sem frescuras”, destaca o arquiteto.
Formado em Arquitetura e BeauxArt e Design de Interiores em Marseille, na França, trabalha há 25 anos na área e participou de várias mostras, tendo obras em alguns estados e até fora do Brasil (USA e França). Aposta em um olhar lúdico para trazer a memória afetiva aos ambientes que produz visualmente.