Cansou da decoração de sempre, da casa com a mesma cara de todos os dias? Uma boa maneira para dar uma renovada no ambiente sem ter que comprar um monte de móveis novos é mudar a parede. Não tem ideia de por onde começar?

O papel de parede tinha aquele ar de coisa velha e ultrapassada, mas foi totalmente renovado nos últimos tempos. A tecnologia atual é bem desenvolvida, sendo possível encontrar muitos modelos, desde os mais simples aos que imitam personagens de desenhos ou texturas como a palha natural.

Tipos de Papel de Parede
Antes de escolher o seu papel de parede é importante ressaltar a grande durabilidade desse material, portanto escolha um modelo de papel que realmente lhe agrade.

– Vinílico: indicado principalmente para grandes áreas de circulação (restaurantes, hotéis).
– Vinilizado: podem ser lavados e possuem uma vasta gama de padronagens.
– Acetinado: acumula menos poeira, ideal para quartos de criança.
– TNT: quando afirmam “tnt” significa que imita tecido, mas não é de fato tecido
– Mica: feito a partir de pedras naturais.

Aplicação
Para que o papel de parede tenha um bom efeito, é importante que a parede que vai receber a decoração esteja lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos de prego. Se necessário, aplique massa ou gesso, lixe e passe uma demão de tinta.

IMAGEM-FACE-PARA-POST-NO-BLOG

Manutenção e Durabilidade
Se bem cuidado, um papel de parede pode durar até mais de 10 anos. O cuidado apropriado depende do material de que ele é feito. Os de fibras naturais, por exemplo, são mais delicados e não devem ser molhados, a limpeza pede apenas espanador ou aspirador de pó. Já em papel com proteção de vinil, pano ou esponja úmida estão liberados.

Superfícies
Se a parede estiver pintada é necessário apenas limpar a superfície retirando qualquer sujeira. Se já possui papel de parede é preciso retirar o antigo e deixar a superfície lisa e limpa novamente. Em parede de madeira ou azulejada é possível aplicar, desde que a superfície seja lisa e esteja limpa para evitar bolhas e ondulações.

Precauções
Em termos gerais, papel de parede pode ser utilizado em qualquer ambiente interno, desde que respeitadas as condições de preparo da superfície de aplicação.

O papel vinílico é o mais indicado na cozinha, que não fica tão impregnado de gordura e resiste a limpeza com pano úmido. Em ambientes onde há muito tráfego, como salas e corredores, deve-se evitar o uso de papéis delicados e frágeis. Nos banheiros, o maior cuidado é não utilizar cola à base de água, que pode desgrudar com a umidade.

Dicas de Decoração
Na sala, o papel pode ser aplicado em toda a parede e colocar um border (faixa decorativa) para dividir. Normalmente a parede é dividida horizontalmente e coloca-se na parte inferior uma cor mais forte e na superior um tom mais neutro. Outra opção é colocar modelos diferentes em paredes distintas.

Quantidade
Os papéis de parede são vendidos por rolo. Cada rolo tem, geralmente, como padrão, 10 metros de comprimento por 50 centímetros ou 8 metros por 68 centímetros. O cálculo de quantos rolos serão necessários para cobrir uma parede não depende apenas da área a ser coberta e da extensão do papel. Se o papel tiver desenhos os listras é preciso levar em conta também o “rapport”, ou seja, o tamanho do padrão e a frequência com que os detalhes se repetem, para fazer os encaixes perfeitos a cada emenda.

Como retirar
Você pode utilizar água ou removedor de papel. Se o papel de parede for removível, com uma faca retire uma ponta do papel e puxe-a o mais próximo possível da parede, sem abrir muito para evitar que se rasgue. Para retirar o papel não-removível molhe-o com água morna e deixe agir por alguns minutos, depois retire usando uma espátula. Para o papel lavável use uma lixa grossa para raspar a superfície antes de molhar.

decor_13  DECOR_221 DESIGN-8090 DIAMOND-DUST

Fonte: www.hagah.com.br