Colunas, canos e até blocos de concreto têm potencial para compor uma decoração incrível. Acredite!
Está desesperado com tijolos mal cuidados, concreto exposto ou canos aparecendo? Calma. Estes elementos normalmente indesejados não precisam ser eliminados. Uma boa ideia é assumi-los de vez, adotando uma estética industrial. É possível ainda disfarçá-los com pequenos truques, como pintura e adesivos. Afinal, quem disse que o que foge da perfeição necessariamente é feio? Confira as soluções:
(Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Parede com personalidade
O projeto das arquitetas Mariana Andersen e Mariana Guardani modernizou a construção ampliando os espaços e uniformizando os acabamentos, que incluem elementos rústicos. Algumas paredes foram descascadas, expondo os tijolos originais, e as novas instalações elétricas ficaram aparentes. “Usamos tubos de aço galvanizados”, conta Andersen. Ficou bonito, dentro da estética industrial.
(Foto: Marco Antonio/Casa e Jardim)
Cinza com beleza
Ao abrir o dormitório para o living, sobrou uma coluna. Em vez de dar acabamento, a estrutura foi descascada e exibe o concreto aparente, em sintonia com o restante do apartamento, decorado em tons de cinza. Para valorizar o elemento, uma obra de Guilherme Callegari colore a sala de jantar. Projeto do arquiteto Maicon Antoniolli.
(Foto: Lufe Gomes/Casa e Jardim)
Labirinto de canos
Expor as instalações elétricas é uma boa opção para quem gosta de mexer na disposição dos móveis. “As tubulações aparentes permitem mudar os pontos de luz sem novas reformas. É uma solução que não enrijece a casa”, afirma o arquiteto Thiago Rodrigues. Mas antes de sair quebrando as paredes, pense no resultado final. Para identificar os diversos canos, pinte-os com tinta esmalte de cores diferentes. “São elementos fortes, que se destacam nos ambientes e interferem na distribuição dos quadros e móveis”, diz o designer de interiores Marcel Steiner.
(Foto: Pedro Abude/Casa e Jardim)
Reaproveitamento no paisagismo
Blocos de cimento, normalmente escondidos por reboco, podem virar um lindo jardim. Basta preenchê-los com diversas espécies. Se empilhados, eles viram um jardim vertical, como fez a paisagista Maria Inês Costa. É um bom jeito de aproveitar blocos que sobraram de uma obra.
(Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
Solução fácil
Azulejos estampados antigos podem parecer a coisa mais feia do mundo, mas muitas vezes o problema pode ser resolvido sem grande reforma. “Uma pintura bem-feita tende a resolver o caso”, dizem as designers de interiores Renata Parasmo e Flavia Alves. Com tudo branquinho, o ambiente fica melhor iluminado e parece maior.
(Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Velho de cara nova
Alguns eletrodomésticos, especialmente quando antigos, podem atrapalhar o visual da casa. Mas com um adesivo colorido e estampado, a geladeira de Célia Siqueira virou o principal item de decoração da cozinha. Esta é uma boa ideia para tudo o que é velho, mas ainda funciona bem.
Fonte: Casa e Jardim