Pouco espaço não é mais desculpa para não ter um cantinho verde em casa ou no apartamento. Com formatos variados e uma grande mistura de espécies de plantas, certamente, existe um jardim vertical perfeito para o seu lar. Abaixo, 25 projetos para você se inspirar.

1. O cantinho entre a cozinha do escritório e a sala de reuniões da paisagista Caterina Poli ganhou jardim vertical com samambaias e barbas-de-serpente intercaladas. Nas laterais, ladrilhos hidráulicos da Ladrilar, à esquerda, palmeira fênix com aspargos-pluma na base, e à direita, folhagem íris.

jardim-vertical-suspenso-arquiteto-duda-porto-by-floor

2. O jardim vertical da By Floor tem status de obra de arte nesta sala de estar projetada pelo arquiteto Duda Porto. Mesa de centro de pequi, garimpada em Minas Gerais, sobre o tapete Patchwork Reloaded, da Casa Julio. Seta e lanternas da By Floor. Poltrona Gioconda, revestida de lona de caminhão, e sofá de couro desgastado, da Vivence Interiores.

jardim-vertical-suspenso-paisagista-roberto-riscala-painel-de-madeira-pinus

3. Em um painel de madeira pínus de reflorestamento foi instalado nesta varanda um jardim vertical com diversas espécies de plantas. O projeto foi feito pelo paisagista Roberto Riscala.

jardim-vertical-suspenso-paineis-de-fibra-de-coco-arquitetos-andrea-menezes-franklin-iriarte

4. Os publicitários André Eyer e Beatriz Molinari criaram juntos o jardim suspensocom plantas dispostas em painéis de fibra de coco. Ao lado da churrasqueira, a mesa de madeira da Tok & Stok é usada pelo casal de moradores para reunir família e amigos.

jardim-vertical-suspenso-designer-de-interiores-melina-romano-shop-garden

5. Nesta varandinha, a churrasqueira foi transformada em jardim vertical. A tela metálica, os suportes e vasos foram comprados na Shop Garden. Vasos de cerâmica que imitam papelão da Oppa. Apartamento da designer de interiores Melina Romano e seu marido Victor.

jardim-vertical-suspenso-peperomias-samambaias-falso-iris-jabuticabeira-grama-amendoim

6. Neste amplo quintal, a parede próxima à churrasqueira recebeu jardim suspenso com peperômias e samambaias. Ao lado, jardineiras com falso-íris, jabuticabeira e grama-amendoim

jardim-vertical-suspenso-paisagista-odilon-claro-anni-verdi-varanda-apartamento

7. Varandinha com jardim suspenso feito pelo paisagista Odilon Claro, da Anni Verdi, com caixas de aço galvanizado e vasos de cerâmica. Entre as espécies escolhidas, estão samambaias, peperômias e, próximo à janela, pata-de-elefante. A parede e o piso foram revestidos com madeira de demolição.

jardim-vertical-suspenso-paisagista-gilberto-elkis

8. Um jardim completo com jabuticabeira e horta era o sonhos dos moradores. O desafio: arranjar espaço para tudo em 40 m². O paisagista Gilberto Elkis conseguiu criar um verdadeiro paraíso verde, em que um painel tropical dá profundidade ao espaço.

jardim-vertical-suspenso-paisagista-juliana-freitas-blocos-de-ceramica

9. Para trazer um clima tropical para esta varanda, a pia da churrasqueira foi transformada em um jardim vertical de blocos de cerâmica, da Green Wall Ceramic. “Usei bromélias, samambaias, columeias e asplênios”, diz a paisagista Juliana Freitas. O projeto conta com sistema de irrigação automática.

jardim-vertical-suspenso-paisagista-susana-udler-fibra-de-coco-ripsalis

10. Os proprietários queriam um espaço com muitas plantas, mas os 10 m² eram pouco para a paisagista Susana Udler. A solução foi explorar as paredes. Para esconder as vigas de concreto, ela usou placas de fibra de coco recheadas de ripsális.

jardim-vertical-suspenso-paisagista-gabriella-ornaghi-forracao-de-xanadus-heliconias-palmeiras-carpentarias

11. Longas e delgadas, as palmeiras carpentárias dão ênfase à altura do jardim vertical, feito com malha Geoweb, da Bidim. Do lado esquerdo, helicônias e forração de xanadus. Projeto da paisagista Gabriella Ornaghi.

jardim-vertical-suspenso-paisagista-bia-breu-columeias-samambaias-peperomias-orquideas

12. No espaço gourmet, os moradores fazem pizza e churrasco, mas faltava um jardim. A paisagista Bia Breu revestiu as paredes com plantas, que o casal avista da cama no andar de cima. “Queria a sensação de não estar na cidade”, diz o morador Fabiano Rodrigues Ribeiro. A parede recebeu faixas diagonais com columeias, samambaias e peperômias, pontuadas por orquídeas. Cadeiras e mesa de ferro da Liberal Marini, bowl da Benedixt.

jardim-vertical-suspenso-paisagista-gilberto-elkis-lambaris-roxos-russelias-clorofitos

13. Graças ao paredão de 27 x 2 m, ninguém nota a vizinhança. Só o que se veem são lambaris-roxos, russélias e clorofitos, criando um jogo de texturas e cor. O sistema de irrigação automatizada facilita a manutenção. Projeto do paisagista Gilberto Elkis.

jardim-vertical-suspenso-paisagista-arquiteta-claudia-diamant-columeias-trapoerabas-aspargos-samambaias-liriopes-tijolo-in

14. A paisagista e arquiteta Claudia Diamant optou por usar columeias, trapoerabas, aspargos, samambaias e liríopes neste jardim vertical. As plantas são da Terra Orgânica. O muro lateral foi revestido com tijolo inglês Shiraz, da Palimanan. Rente a ele, moreias e murtas. Chaise com futons da Futon Company e espreguiçadeira da L’Oeil.

jardim-vertical-suspenso-paisagismo-chuveirao-arquiteta-daniela-ruiz-_peperomias-lambaris-heras

15. Na reforma, foi posta abaixo a edícula dos fundos, dando lugar a um jardim verticale chuveirão. Foi a solução da arquiteta Daniela Ruiz para trazer o verde e ainda assim preservar o espaço livre. Entre as espécies, há peperômias, lambaris e heras.

jardim-vertical-suspenso-paisagista-ana-paula-magaldi-palmeiras-moinho-de-vento-samambaias

16. As palmeiras moinho-de-vento ficam em frente a um jardim vertical de samambaias. “Queria que o espaço fosse mais do que uma passagem. Coloquei dois bancos de madeira para criar uma área de contemplação”, conta a paisagista Ana Paula Magaldi.

jardim-vertical-suspenso-designer-de-interiores-silvia-cavalcanti-arquiteta-cyntia-issa

17. Neste deque, a parede junto ganhou jardim vertical projetado pela empresa Jardim Imaginário, com irrigação automatizada. Peperômias, cipós-uva e columeias são algumas das espécies. Projeto da arquiteta Cyntia Issa e da designer de interiores Silvia Cavalcanti.

jardim-vertical-suspenso-blocos-de-concreto-arquitetas-mariana-guardani-mariana-andersen-casa-14-arquitetura

18. Blocos de concreto virados e pintados de roxo foram transformados neste belo jardim vertical. Espaço na casa de Stella e Darci Garçon, projetada pelas arquitetas Mariana Guardani e Mariana Andersen, sócias do escritório Casa 14 Arquitetura.

jardim-vertical-suspenso-selma-de-sa-moreira-pe-direito-duplo-varanda

19. Acostumada a viver em casa, a moradora não abria mão de ter plantas na varanda. Mas o espaço também teria que acomodar móveis. A solução encontrada pela arquiteta Selma de Sá Moreira foi aproveitar o pé-direito duplo para criar um jardim vertical.

jardim-vertical-suspenso-designer-de-interiores-amanda-borges-madeira-catuaba-quadro-vivo

20. Na sala de estar do apê da designer de interiores Amanda Borges, o painel de madeira da Santíssima Fé ganhou um pequeno e charmoso jardim vertical, da Quadro Vivo.

jardim-vertical-suspenso-thais-marin-leo-macias-david-zayas-reforma-tomas-zaidan-decoracao-ana-livia-bruno

21. No apartamento dos publicitários Thais Marin e Leo Macias, o jardim vertical ao fundo, assinado por David Zayas, integra a sala de banho. A reforma do imóvel foi feita por Tomás Zaidan e a decoração é de Ana Lívia Bruno

jardim-vertical-suspenso-jardinagem-boobamboo

22. A empresa de jardinagem Boobamboo instalou o jardim vertical para esconder a vista do prédio vizinho na cobertura. Para facilitar a manutenção, o muro verderecebeu pontos de irrigação automática.

jardim-vertical-suspenso-paisagista-gil-fialho

23. Se você gosta de plantas, mas o apartamento não tem varanda, inspire-se no painel planejado pelo paisagista Gil Fialho, que funciona como um quadro verde na sala. Colocado entre as janelas, ele conta com sistema de drenagem e irrigação.

jardim-vertical-suspenso-iluminacao-plantas-paisagista-elza-niero

24. Para ganhar volume, as herbáceas peperômia e columeia e a trepadeira hera receberam a luz intensa com focos abertos dos spots. O painel vivo foi uma alternativa à falta de espaço no corredor de justos 2m de largura. Projeto da paisagista Elza Niero.

jardim-vertical-suspenso-wolff-paisagismo-samambaias

25. Para disfarçar a parede alaranjada pertencente à fachada do prédio, o escritório Wolff Paisagismo criou o painel metálico para as samambaias na varanda.

Fonte: Revista casa e jardim