Nas cidades cada vez mais verticalizadas, as modelos de varandas gourmet têm tido um papel importante na manutenção da tradição brasileira de reunir amigos e familiares para um bom churrasco ou um prato tradicional.

A expectativa de receber os convidados deu à varanda gourmet o status de sala na hora de decorar a casa. Nesse ambiente, os projetos bem elaborados e os acessórios são cada vez mais requeridos pelos moradores.

32414-area-externa-projetos-diversos-cristina-mussi-viva-decora

A mesa, sempre que possível, deve ser grande, para comportar anfitriões e convidados, e como a proposta dos modelos de varandas gourmet é que todos acompanhem também o preparo da comida, uma bancada ou uma ilha também é uma ótima pedida.

22779-varanda-projetos-diversos-hall-arquitetura-viva-decora

Alguns modelos de varandas possuem fechamento em vidro para proteger o ambiente

Não há mais a regra de que esse espaço é lugar para mobiliário rústico. O fechamento em vidros da aos modelos de varandas gourmet  a possibilidade da utilização de produtos mais nobres e mais sensíveis ao tempo, como cadeiras estofadas e mesas em vidro, laqueadas ou em madeiras mais delicadas.

13957-varanda-decoracao-de-varandas-sofisticada-e-sem-segredos-revista-viva-decora-viva-decora

Uma boa churrasqueira e/ou um forno de pizza estão entre os elementos mais pedidos, mas os acessórios em vidro e inox ganham força nas varandas gourmet.  Azulejos decorados e banquetas coloridas podem dar um charme especial ao ambiente, sem perder o conforto.

34448-varanda-projetos-diversos-fatima-camacho-viva-decora

E por que não uma TV para os dias de jogos, vídeos de família ou clipes de música? Um projeto bem elaborado pode prever a passagem da fiação adequada de cabeamento de antenas e até de caixas de som embutidas no forro de gesso.

12787-varanda-perdizes-i-casa-2-arquitetos-viva-decora

Na hora de decorar, a ideia é que o ambiente seja bacana e siga os hábitos dos moradores. Que tal  incluir uma cave para os apreciadores de vinho, uma choppeira ou mesmo uma geladeira para os cervejeiros de plantão? O mercado hoje está repleto de modelos bem bacanas desses acessórios.

21270-outros-ambientes-design-weekend-ornare-ornare-viva-decora

É possível prever, também, que os pratos, talheres, copos e taças possam ser guardados ali mesmo, evitando o leva e traz desses elementos, sempre que eles forem necessários. Para isso, nada como ter um armário planejado ao espaço disponível.

6772-varanda-ana-lucia-martins-e-denis-de-freitas-mostra-morar-mais-por-menos-morar-mais-por-menos-viva-decora

Se houver espaço, um sofá ou poltronas confortáveis podem trazer uma sala de estar à varanda gourmet, e não haverá lugar melhor para curtir os amigos, descansar ou ler um bom livro.

Varanda-Gourmet

Fonte: vivadecora.com.br