Ao se dedicar a esta nova carreira, o designer descobre um mercado em expansão e a chance de realizar os seus próprios objetivos de vida


Sonhos. Concretizar os sonhos mais particulares de alguém é uma das missões que motiva um decorador de interiores. Buscando este ideal, o profissional acaba desenvolvendo uma nova e promissora carreira. Assim, também tem a oportunidade de realizar os seus próprios sonhos. E esta realização já é uma realidade local, bem acessível aos catarinenses de Chapecó e região.

A designer Karen Fanti, que mudou sua trajetória depois de quase duas décadas atuando na área jurídica, disse que, na época em que decidiu por novos rumos profissionais, nem conhecia o brilhantismo ou o glamour da profissão. “Conhecia apenas o prazer do trabalho, de desenhar, criar, atender as pessoas, viabilizar e concretizar os sonhos de alguém. Isto foi o que me encantou”, admitiu. Após a maternidade e o crescimento da filha Manuela, percebeu que era o momento de traçar uma nova meta, um novo objetivo de vida identificado com suas aptidões pessoais. “Todos temos habilidades para muitas coisas, mas foi preciso identificar uma atividade que me desse uma rentabilidade e fosse executada por mim, com prazer.” Mas foi preciso coragem para vencer os medos. “Uma vez que se traça uma meta bem definida e desejada e enfrenta-se o medo de começar algo novo, de dar o ‘start’, não existem mais obstáculos”, analisou confiante, a vencedora de dois prêmios consecutivos na CASA COR RS: em 2014, pelo XIX Prêmio Deca: Um Sonho de Banheiro e, em 2015, junto a dois outros profissionais, o prêmio de  melhor projeto em espaço comercial –  restaurante OLVIRON.

E essa confiança é fundamental. “Os profissionais devem ter a coragem para não se intimidarem diante da diversidade de gostos e opiniões sobre valores estéticos”, argumentou o decorador de interiores, Paulo Henrique Pinto de Jesus. “Nessa profissão, temos que saber administrar, conciliar e conduzir as vontades e as bagagens de quem o está contratando. Esta percepção deve ser de forma muito convicta e o convencimento é a sua artimanha para ter a sua marca impressa naquele projeto contratado.” E de marca, Paulo entende bem. Por 27 anos, sua referência profissional era o Marketing de Ensino. Nos últimos 12, dedica-se a Projetos de Design de Interiores. Ele observa que os profissionais devem ter sempre humildade e respeito pelo cliente. “Também é importante perceber o diferente, o detalhe de um projeto, que pode servir de releitura para outros trabalhos. O mercado do Design de Interiores possui muitos flancos a serem preenchidos”, considerou.

mostra-rio-aquario-02
Mercado com grandes oportunidades

Aproveitando a expansão deste segmento, a CRIART – Escola de Artes Decorativas, com quase 50 anos de experiência no mercado brasileiro, está abrindo nova turma em Chapecó/SC. E a maior vantagem é que, em apenas dois semestres, o aluno sai com uma nova profissão. As aulas iniciam este mês. Cristina Amaral, diretora comercial da Escola onde Karen Fanti e Paulo Henrique estudaram, explica que as aulas são muito dinâmicas, pois mesclam lições de Teoria da Decoração e Desenho & Projeto de Interiores. “A nossa instituição tem centenas de alunos espalhados pelo País e somos muito realizados ao ver que, de fato, contribuímos para a mudança de tantos destinos e histórias de vida”, comemora a diretora. Ao final do curso, é fornecida uma credencial de trabalho e um certificado de conclusão. As matrículas estão abertas na loja Aquário Ambientes, e existe um número limitado de vagas para as turmas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 9960-0586, no site da Escola (www.criart.com.br) e na página no Facebook (www.facebook.com/criartcursos).

 Fonte: criart